Blog do amigo Fábio Silva e do Jornal 810 da Rádio Alvorada.


PALESTRAS - PROGRAMA ESCOLA SEM DROGAS

 

Escola Agrotécnica Federal - Ceres - 2006

 

Colégio Imaculada Conceição - Ceres - 2007

 

Colégio Zico Monteiro - Uruana - 2009

 

Colégio do Povoado do Oriente - Nova Glória - 2009

 

Colégio Estadual Gilvan Sampaio - Rubiataba - 2009



Escrito por Fábio Silva às 15h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




 

Consumo excessivo de álcool entre os jovens

 

Cada dia que passa fico mais preocupado com o aumento excessivo do consumo de álcool entre os adolescentes. Ao participar recentemente de um momento de concentração popular, onde muitos adolescentes estavam presentes, fiquei chocado com o grande consumo de bebidas alcoólicas por estes jovens. Em várias rodinhas, a presença de uma garrafa de alguma bebida alcoólica era certa, misturada a sucos ou refrigerantes, eram consumidas de forma tranqüila e divertida por garotos e garotas que riam descontraidamente.

Garotas bem vestidas e rapazes bem apresentados tinham como adereço um copo de cerveja ou mesmo uma latinha ou ainda uma garrafinha de alguma bebida da moda, aquelas de conteúdo colorido e grande concentração de álcool. Alguns desses jovens desfilavam com uma garrafa de bebida em baixo do braço, vodca ou whisky, que era compartilhada com os colegas.

Cabem aqui várias reflexões. Somos sabedores dos malefícios provocados pelo álcool, mesmo assim, assistimos a entrada cada vez mais precoce de nossos jovens nesse mundo de bebedeira.  E creio que não estou exagerando na reflexão, como alguns podem pensar, pois já ouvi relatos de pais e mães, que me procuram, para dizer que os filhos chegaram em casa totalmente embriagados e até com sinais do consumo de outras drogas.

Agora vamos ver a culpa dos próprios pais nesse processo. Muitos desses jovens são menores de idade e desfilam nesses locais, desacompanhados de alguém responsável por eles. Algumas das festas que eles participam, tem como principal forma de arrecadação, a venda de bebidas alcoólicas, são as cervejadas sertanejas, as domingueiras e as baladas, onde também o consumo de drogas ilícitas se faz presente. Muitos males então, poderiam ser evitados com a simples presença dos responsáveis, acompanhando esses jovens, desde que também tenham consciência do mal que é o consumo excessivo de álcool.

Para aqueles que não sabem ou se esqueceram é bom lembrar que o álcool provoca 60% dos acidentes de trânsito; é detectado em 70 % dos laudos cadavéricos de mortes violentas; transforma 18 milhões de brasileiros em dependentes; está ligado ao abandono de crianças, aos homicídios, delinqüência, violência doméstica, abusos sexuais, acidentes e mortes prematuras; causa intoxicações agudas, coma alcoólico, pancreatite, cirrose hepática, câncer em vários órgãos, hipertensão arterial, doenças do coração, acidente vascular cerebral, má formação do feto; além de outros males.

Com tais reflexões espero contribuir na discussão do tema e que o futuro dos nossos jovens seja um futuro de vida e vida em plenitude e que as mortes recentes de jovens, ocorridas em nossa região, ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, sirva de alerta para o grave problema que nos assola hodiernamente.

 

Autor: Fábio Silva (policial civil, palestrante do Programa Escola Sem Drogas, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduando em Ciências Penais pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes).

 



Escrito por Fábio Silva às 14h52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
Votação
  Dê uma nota para meu blog